terça-feira, 9 de julho de 2013

Metodologia do Evento

O Seminário está organizado para receber estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, membros de movimentos sociais, educadores populares e demais pessoas interessadas com o trabalho em torno da Educação Popular e da Educação do Campo. A proposta metodológica propõe um espaço participativo, desenvolvendo-se nos seguintes momentos:
 

- Conferências 
Serão realizadas duas conferências sendo uma na abertura e outra no encerramento do evento. A dinâmica será desenvolvida da seguinte forma: a) exploração da temática (60 min.); b) debate aberto com a plenária (30 min.); c) considerações finais do conferencista (15 min.). O coordenador deverá mediar o debate aberto, com o auxílio de monitores para conduzir e organizar os blocos de perguntas/respostas. Objetiva-se, com este debate, oportunizar uma visão da região articulado com o cenário nacional e internacional, apontando desafios e possibilidades da educação dos trabalhadores.
 

- Painéis
Serão realizados três painéis, cada um com dois painelistas e como dinâmica a apresentação de palestras, coordenadas por convidados; Haverá debate com a plenária e as considerações finais dos painelistas; O objetivo dos painéis é o de aprofundamento teórico de aspectos específicos, com o aporte da participação de intelectuais que se dedicam a investigação teórica.

- Apresentação de Trabalhos 

Os trabalhos serão submetidos e direcionados a um comitê científico regional, que aprovará as comunicações a serem apresentadas, nos Grupos de Trabalho, durante o Seminário. A organização seguirá a distribuição por eixo-sala. Haverá um coordenador, designado pela coordenação do Seminário, para cada Grupo de Trabalho. Cada trabalho terá um tempo de 15 minutos para ser apresentado. Em cada sala de apresentação de trabalho será disponibilizado computador e multimídia, que deverão ser organizados e manuseados por dois monitorares. Objetiva-se, com as apresentações de trabalho, oportunizar a socialização de pesquisas e experiências de trabalhos educativos, que estão em curso nas diferentes instituições participantes. Os trabalhos aprovados constarão nos Anais do Seminário, que estará disponibilizado no próprio evento. Os trabalhos apresentados receberão certificado específico de apresentação de trabalhos.
 

- Projeto Cultural 
O espaço cultural no Seminário compreende as manifestações culturais e artísticas, que expressam as realidades da sociedade como um todo. Pretende-se que esteja dinamicamente relacionado à totalidade da proposta do Seminário. Esse projeto se constitui em uma organização específica e se encontra em fase de elaboração.

- Avaliação e Continuidade do Evento 

Esse momento consiste na avaliação do evento  e encaminhamentos referentes à continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário