terça-feira, 9 de julho de 2013

Grupos de Trabalho

Os eixos de trabalho contemplam tanto pesquisas, quanto reflexões teóricas sobre experiências educativas concretas, que podem estar relacionadas ao espaço urbano ou ao campo, nas diversidades e especificidades dos sujeitos que os constituem (geracional; trabalho; gênero; raça/etnia, religião, entre outras). Os trabalhos devem ser inscritos em um dos eixos propostos:

1) História do Campo: A questão agrária e educacional
Neste grupo temático serão aceitos trabalhos sobre as questões agrária e educacional, enquanto processo histórico na formação do espaço regional, considerando os processos de concentração fundiária, a ação do agronegócio, o protagonismo dos movimentos sociais rurais, as regulações das leis agrárias, a compreensão da ausência histórica de políticas de educação do e no campo.

2) Trabalho, Cultura e Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a organização do território, sob a perspectiva do trabalho e da cultura das populações do campo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

3) Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo 
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as políticas municipais, estaduais e nacionais, além da relação entre a sociedade civil organizada e os agentes estatais em um esforço de constituir a agenda pública quando a temática versar sobre a educação e sua aplicação nas escolas de educação básica do campo, no ensino técnico e superior

4) Alternativas de Produção e Reprodução social
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre produção das comunidades camponesas sob a organização de instituições ou organizações (ONGs, Movimentos Sociais, sindicatos, cooperativas, associações, organizações de economia solidária, entre outros) que prestam formação nos âmbitos formal (escola) e não-formal, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

5) Práticas pedagógicas e de gestão escolar na Educação Básica (EI, EF, EM e EJA)
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos sobre que tratem da especificidade do trabalho escolar do campo e da cidade. Também trabalhos que problematizem os referenciais teóricos  que fundamentam os projetos educacionais e/ou analisem os embates políticos, econômicos, sociais e culturais presentes nestes processos.

6) Práticas Alternativas de Ensino Superior em Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem análise e reflexões sobre práticas desenvolvidas por instituições de ensino superior no contexto do campo. Serão aceitos propostas no âmbito da formação inicial e continuada de professores, atividades de extensão e pesquisa, bem como iniciativas que promovam a articulação universidade e comunidade.

7) Práticas Pedagógicas da Educação Indígena
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem experiências e/ou estudos que tratem da questão educacional indígena.

8) Práticas Pedagógicas da Educação Quilombola
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem experiências, estudos,   que tratem da questão educacional quilombola.

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